sexta-feira, 11 de junho de 2010

RESUMO DA VIDA DO PROFETA JONAS

Autor: Robson T. Fernandes
O profeta Jonas, o homem cujo nome significa “Pombo”. O homem que, como um pombo-correio de Deus, é enviado até a cidade de Nínive. Porém, desobedientemente, foge para a cidade de Tarsis, que localizava-se ao sul da atual Espanha (3200Km de Israel).

Nínive era uma cidade com cerca de 600.000 à 1.000.000 de habitantes, sendo cerca de 120.000 crianças. Com aproximadamente 96km de perímetro, um muro com 32m de altura, e com 1.500 torres de vigia.


Uma cidade cujos moradores, violentamente perfuravam os ouvidos de seus inimigos com ferro quente, cortando-lhes mãos e pés, tirando-lhes o couro, arrancando seus filhos de dentro do ventre das mães, fazendo pirâmides de cabeças. as cabeças de seus inimigos.
Talvez por isso Jonas não quisesse ir até aquela cidade. Medo de ser torturado e morto.

• O profeta Jonas é um grande exemplo que nos ensina que não podemos fugir, nem nos esconder de Deus.
Ele fugiu para Tarsis. Deus o achou.
Ele se escondeu no porão do Navio. Deus o encontrou.

• O profeta Jonas é um grande exemplo que nos ensina que nossos pecados trazem consequências para quem está ao nosso redor.
O Navio estava quase afundando por causa da tempestade.
A tempestade era resultado do pecado de Jonas

• Jonas é um grande exemplo que nos ensina que o pecado nos torna cegos para a vontade de Deus.
Todos no navio entenderam que aquilo estava ocorrendo por causa do pecado. Menos Jonas.

• Jonas é um grande exemplo que nos ensina que nossos atos têm consequências.
Jonas parou no fundo do poço. Ou melhor, no ventre de um grande peixe, com águas ao seu redor, algas marinhas envoltas no pescoço.

• Jonas é um grande exemplo que nos ensina que a dor nos faz lembrar quem somos, e quem Deus é. A dor nos aproxima de Deus. A dor nos faz lembrar de votos e promessas feitas que precisam ser cumpridas.

• Jonas é um grande exemplo que nos ensina o significado de obediência, e compaixão. Compaixão de Deus que foi capaz de salvar em um único dia cerca de 1.000.000 de pessoas arrependidas.


**********