sexta-feira, 8 de outubro de 2010

O ISLAMISMO E AS MULHERES

Autor: Robson T. Fernandes

Há algum tempo atrás escrevi uma matéria sobre a situação das crianças no regime islâmico. Agora, estou escrevendo sobre a situação das mulheres no mesmo regime. Isso porque tenho observado, já há algum tempo, a falsa propaganda do islã ao afirmar que o islã é paz.

Ora, é impossível de se acreditar nessa propaganda ao se estudar o assunto com sinceridade. Então, quem é a mulher para o islã?


A mulher, para o islamismo é:

UM BRINQUEDO
"Umar (o Justo Califa) estava certa vez falando, quando sua esposa o interrompeu, e ele disse a ela: ‘Você é um brinquedo, se precisar de você, eu a chamo’".
Al-Musanaf (Vol. 1, parte 2, página 263) Abu Bakr Ahmed Ibn Abd Allah

"Mulheres são brinquedos; escolha uma"
Amru Bin Al Aas (califa)

"A mulher é um brinquedo, quem quiser levá-la, deve cuidar dela"
Kans-el-Ummal, Vol. 21, Hadith N° 919

INFERIOR AO HOMEM
"Os homens têm autoridade sobre as mulheres porque Alá fez um superior à outra".
Corão 4:34

"Deus estabeleceu a superioridade do homem sobre a mulher ... o que não permite a igualdade entre o homem e a mulher. Porque aqui o homem está sobre a mulher devido à sua superioridade intelectual. . ."
A Mulher e o Islamismo, p. 36 – Ahmed Zaki Tuffaha

INFERIOR AO HOMEM EM INTELIGÊNCIA E EM RELIGIÃO
"Certa vez, o Apóstolo de Alá disse a um grupo de mulheres: ‘Não conheço ninguém mais deficiente em inteligência e religião do que vocês. Um homem prudente, sensível pode ser desencaminhado por qualquer uma de vocês’. As mulheres perguntaram: ‘Ó Apóstolo de Alá, qual a deficiência da nossa inteligência e da nossa religião?’ Ele disse: ‘Não é a evidência de duas mulheres igual ao testemunho de um homem?’ Elas responderam que sim. Ele disse: ‘Essa é a deficiência da sua inteligência’... ‘Não é verdade que as mulheres não podem orar nem jejuar durante a menstruação?’ As mulheres responderam que sim. Ele disse: ‘Essa é a deficiência da sua religião’"
Sahih Al Bukhari (livro mais autêntico depois do Corão)

INFERIOR AO HOMEM EM GRATIDÃO
"As mulheres são mal agradecidas aos seus maridos pelos favores e o bem [atos de caridade feitos a elas]. Se você sempre tiver sido bom [benevolente] a alguma delas e então ela vir alguma coisa em você [que não seja do agrado dela], ela vai dizer: ‘Nuca recebi nenhum bem de você’".
Sahih Al Bukhari, parte 1, Hadith N° 28

UMA COSTELA QUEBRADA
"A mulher é como uma costela; se você tentar endireitá-la, ela se quebra. Portanto, se você quer tirar proveito dela, faça-o mesmo sendo ela defeituosa".
Sahih Al Bukhari, parte 7, Hadith N° 113

No islamismo, existe o contrato de casamento, que são documentos religiosos assinados por uma prostituta na presença de um imã, para que o parceiros fiquem “casados” por uma hora e assim não haja o pecado.

No islamismo, uma mulher pode ser obrigada a casar-se mesmo contra a sua vontade:

"A virgem pode ser obrigada por seu pai a ser dada em casamento sem ser consultada"
Ibn Timiyya, Vol. 32. página 39

"Mesmo a virgem adulta, o pai pode obrigá-la a casar-se".
Ibn Timiyya, Vol. 32. página 29,30

"O pai pode consentir em dar a sua filha em casamento sem a permissão dela, porque ela não tem escolha, exatamente como Abu Bakr El Sedick [o primeiro Califa depois de Maomé e seu sogro] fez com sua filha, Aisha, quando ela estava com seis anos de idade. Ele a deu em casamento ao profeta Maomé sem a permissão dela. Aisha disse: "O mensageiro de Alá tomou-me como sua noiva quando eu tinha seis anos, e tomou-me como sua esposa quando eu completei nove anos de idade". Ele estava com 54 anos de idade quando casou-se com ela.”
Al-Muhalla (O Adocicado) Vol. 6, Parte 9, páginas 458 a 460

"O entendimento aceito nas diferentes escolas de jurisprudência é que aquilo que foi contratado no casamento é para o benefício que o homem pode ter da mulher e não o contrário".
Al-Fiqh ala al-Mazahib al-Arba’a, vol. 4, pág. 488

"A visão mais aceita é que o que foi contratado é a mulher, isto é, o benefício derivado do seu órgão sexual".
seguidores do Imã Shaffi

"O direito ao prazer sexual pertence ao homem, não à mulher; isto quer dizer que o homem tem o direito de forçar a mulher a gratificá-lo sexualmente. Ela, por sua vez, não tem o direito de forçá-lo a fazer sexo com ela, a não ser uma vez (na vida). Mas, ele precisa, do ponto de vista da religião, fazer sexo com ela para protegê-la de ser moralmente corrompida".
seguidores do Imã Abu Hanifa

No islamismo, a mulher é obrigada a aceitar que se esposo possua quantas esposas ele desejar:

"Se você tem medo de não poder tratar com justiça os órfãos, case-se com as mulheres que você escolher, duas ou três ou quatro, mas se você tem medo de não poder agir com justiça [com elas], então somente uma, ou aquela que a sua mão direita possui que seja mais apropriada, para evitar que você cometa injustiça".
Sura 4.3

"Pois se um homem comprar uma moça escrava, o contrato de compra inclui o seu direito de ter sexo com ela".
Al-Fiqh ala al-Mazahib al-Arba’a, vol. 4, página 89

"Alguns homens tem um desejo sexual compulsivo tão grande, que uma mulher não é suficiente para protegê-los [do adultério]. Tais homens, portanto, devem casar-se com mais de uma mulher e podem ter até quatro esposas".
Ihy’a ‘Uloum ed-Din, de Ghazali, Vol. 2, Kitab Adab Al-Nikah, página 34

"Ali [que os xiitas consideram o profeta de Alá], que foi o mais ascético de todos os companheiros, teve quatro esposas e dezessete escravas como concubinas"
Ihy’a ‘Uloum ed-Din, de Ghazali, Vol. 2, Kitab Adab Al-Nikah, parte 2, página 27

"O Profeta costumava passar [ter relações sexuais com] todas as esposas numa só noite, e naquele tempo ele tinha nove esposas"... "Certa vez, ele falou acerca de si mesmo que tinha recebido a potência sexual de quarenta homens"
Sahih Bukhari, parte 7, Hadith N° 142

Mas e o paraíso? O que é o paraíso islâmico para as mulheres?

Xeque Sha ‘rawi (Legal Opinions):
“O apóstolo de Deus recebeu a seguinte pergunta: ‘Teremos intercurso sexual no paraíso?’ Ele respondeu: ‘Sim, juro por Aquele que tem a minha alma em Sua mão que será um intercurso vigoroso e, logo que o homem se separe dela [a houri], ela voltará a ser imaculada e virgem’ ... [pág. 148] O apóstolo de Deus, Maomé, disse: ‘A cada manhã, cem virgens serão [a porção] de cada homem’"

As mulheres velhas serão recriadas virgens para o deleite dos homens no paraíso do islamismo (Al Jalalan - pp. 328, 451-453, 499; Al Baidawi - pp. 710, 711, 781; Al Zamakhshary - parte 4, pp. 453, 450-462, 690).

As mulheres que foram casadas com mais de um homem, no paraíso, terão o direito de escolher com qual deles ele deseja ficar na eternidade para servir de objeto sexual.

“No paraíso teriam o direito de escolher um deles”.
(Legal Options - Xeque Sha ‘rawi)

Para se ter uma real noção da situação da mulher dentro do islamismo, vejamos algumas notícias sobre os países árabes:

Em janeiro deste ano o Parlamento marroquino aprovou, por unanimidade, uma nova lei da família que vai revolucionar a vida das mulheres daquele país. Os filhos passam a estar sob a responsabilidade do casal e não apenas do homem. A idade mínima para as mulheres casarem subiu de 15 para 18 anos. Agora, as mulheres também têm o direito de se recusar a casar contra a sua vontade – algo até então impensável. A poligamia – prática comum no mundo árabe – não ficou proibida, mas agora, para ter mais de uma esposa, o homem precisa da autorização da primeira mulher com quem se casou e também da permissão de um juiz.
Fonte: a tarde on-line

A terra dos xeiques ainda trata as mulheres como seres inferiores, responsáveis pela desordem e pelo pecado. As sauditas não podem tirar passaporte, não podem trabalhar, dirigir carros, viajar, ter uma conta de banco ou abrir um negócio sem a permissão ou o apoio do marido ou de um parente homem. Qualquer tentativa, por parte das mulheres, de lutar por seus direitos é considerada algo tão grave quanto uma revolução. Desde cedo, as meninas aprendem na escola que não devem se misturar com os meninos e a maneira “correta” de se comportarem. Um livro de escola intitulado "Hadith e a Cultura Islâmica" ensina que "Deus mandou que as mulheres fiquem em casa". A vaidade feminina só pode ser exercida na frente do marido. A mulher não pode se enfeitar ou mostrar-se na frente de outros homens.
Fonte: a tarde on-line

O regime Talebã trata as mulheres como se fossem objetos que servem apenas para satisfazer as necessidades sexuais dos homens e os trabalhos domésticos. Veja algumas das regras impostas às mulheres no dia-a-dia. As mulheres não podem trabalhar fora de casa, nem sair às ruas sem a companhia de alguém, da família, do sexo masculino. Também não podem estudar em escolas, universidades ou qualquer instituição educacional. É obrigatório o uso da burka – véu que cobre as mulheres da cabeça aos pés. As mulheres que não usarem a burka, ou não agirem de acordo com o regime Talebã podem ser chicoteadas, agredidas fisicamente ou verbalmente. É permitido chicotear mulheres em público que não estejam com seus calcanhares cobertos. Mulheres adúlteras são apedrejadas até a morte. A mulher não pode se maquiar e muitas tiveram os dedos amputados, simplesmente por pintarem as unhas. . É proibida a presença de mulheres em rádios, televisão ou qualquer outro meio de comunicação. É proibido às mulheres qualquer tipo de esporte ou mesmo entrar em clubes e locais esportivos. As mulheres também não podem participar de festividades. As mulheres não podem cantar, rir ou falar alto. É completamente proibido assistir a filmes, televisão ou vídeo.
Fonte: a tarde on-line

A lista de horrores já soa, a esta altura, familiar. Meninas proibidas de ir à escola e condenadas ao analfabetismo. Mulheres impedidas de trabalhar e de andar pelas ruas sozinhas. Milhares de viúvas que, sem poder ganhar seu sustento, dependem de esmolas ou simplesmente passam fome. Mulheres com os dedos decepados por pintar as unhas. Casadas, solteiras, velhas ou moças que sejam suspeitas de transgressões - e tudo o que compõe a vida normal é visto como transgressão - são espancadas ou executadas. E por toda parte aquelas imagens que já se tornaram um símbolo: grupos de figuras idênticas, sem forma e sem rosto, cobertas da cabeça aos pés nas suas túnicas - as burqas.” Fonte: Veja On-Line “Para o pensamento ortodoxo muçulmano, a mulher vale menos do que o homem, explica Leila Ahmed, especialista em estudos da mulher e do Oriente Próximo da Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos. "Um 'infiel' pode se converter e se livrar da inferioridade que o separa dos 'fiéis'. Já a inferioridade da mulher é imutável
Fonte: Veja On-Line

Com relação ao regime do Taleban, que é tipicamente islâmico, vejamos algumas leis que regem a mulher nessa sociedade:

Para a mulher é proibido:

01. Qualquer tipo de trabalho fora de casa;
02. Ir à escola acima de nove anos de idade;
03. Andar na rua sem um mahram (pai, irmão ou marido);
04. Falar com vendedores homens;
05. Ser tratada por médicos homens;
06. Andar sem a Burka, que a cobre dos pés à cabeça;
07. Qualquer tipo de maquiagem;
08. Usar sapatos ou roupas coloridas;
09. Falar ou apertar as mãos de estranhos;
10. Rir alto, ser ouvida por um estranho;
11. Usar saltos altos que façam barulho enquanto andam;
12. Serem ouvidos os seus passos;
13. Praticar esportes ou entrar em clubes;
14. Ficar nas varandas de suas casas;
15. Ser vista dentro de sua casa por quem está fora (por isso as janelas são pintadas);
16. Ter roupas feitas por alfaiates;
17. Ter locais que recebem nomes de mulheres.

Ainda, como se não bastasse, as mulheres podem ser chicoteadas e agredidas fisicamente e verbalmente se não usarem a burka, estiverem sem seus “mahram” ou se não estiverem com seus calcanhares cobertos.

Agora, muitos ainda têm a coragem de se fazer usar da falta de informação ou cegueira proposital do Ocidente para afirmar que o islã é paz.

Que Deus tenha misericórdia destes e abram os seus olhos, para esse perigo que aflora.