quinta-feira, 3 de março de 2011

2012: O MUNDO VAI MESMO ACABAR?


Autor: Robson T. Fernandes

O tema “O Fim do Mundo” sempre foi alvo de debates, expectativas e especulações em toda a história. Por exemplo, o grupo conhecido como “Testemunhas de Jeová” já marcou o armagedom 20 vezes. O grupo “Adventista” teve a sua história iniciada com o episódio falido do Grande desapontamento entre 1843 e 1844 quando se dizia que Jesus retornaria nesta data. Nostradamus falava acerca do fim do mundo pela queda da denominada “grande estrela”, “grande rei do terror”, “monstro” e “o novo corpo celeste”. Ramatis chama o suposto meteoro que destruirá o mundo de “astro intruso” e “planeta higienizador”. Chico Xavier o chama de “planeta chupão”. Os astrólogos o denominam de “planeta x”. Zecharia Sitchin de “12º planeta”. Os sumérios de “nibiru / marduk” e os gnósticos e espíritas de “hercólubus”.



O tema “O Fim do Mundo” também tem sido alvo, há muito tempo, da indústria cinematográfica, que arrecada milhões com o medo e a expectativa da população, a exemplo de filmes como O Exterminador do Futuro, Os 12 Macacos, Independence Day, Armageddon, Impacto Profundo, A Soma de Todos os Medos, Extermínio, O Núcleo - Missão ao Centro da Terra, O Dia Depois de Amanhã, Guerra dos Mundos, Eu Sou a Lenda, O Dia em que a Terra Parou, Sinais do Futuro, Exterminador Implacável – A Salvação, 2012, A Estrada etc.

Mais recentemente inicia-se a polêmica com a profecia Maia, e a suposta interpretação do Chilam Balam, coleção de textos tidos como sagrados.

Ed Krupp, diretor do griffith observatory e especialista em astronomia antiga, declarou que “grande parte do que se alega que irá ocorrer em 2012 está baseada em desejos, grandes tolices pseudocientíficas, ignorância de astronomia e um alto nível de paranoia”.

Para que se tenha idéia das proporções que a polêmica causou David Morrison, astrônomo do Ames Research Center da NASA, declarou que uma mulher lhe perguntou se deveria se suicidar, matar sua filha e seu bebê ainda no útero? Enquanto isso, outra pessoa lhe questionou se deveria sacrificar seu cachorro, para evitar o 2012?

Dessa forma, entendemos que a questão do fim do mundo para 2012 tem tomado grandes proporções e produzido mais uma balbúrdia mundial.

Na verdade, tudo não passa de uma jogada filosófica, religiosa e de mídia acerca do calendário Maia. Enquanto o nosso calendário é linear, começando com Cristo no ano zero e seguindo “infinitamente” em sua contagem, o calendário Maia é circular, composto em seus meses (uinal) com 20 dias cada e seus anos com (tun) com 18 meses cada. O calendário Maia, após 5.200 anos, zera. Ou seja, quando – em nosso calendário – atingirmos o dia 21 de dezembro de 2012 será o equivalente a 13.0.0.0.0 do calendário maia. Com isso, os mais zeram a contagem e a reiniciam em 0.0.0.0.1.

Portanto, tudo não passa de uma diferença de calendário e uma zeragem e reinício do Maia. Apenas isso!

O fato é que adeptos de religiões especulativas e místicas têm utilizado isso como desculpa para realizar distorções e especulações que visam tão somente chamar a atenção e causar pânico e alvoroço. Em contrapartida, a indústria cinematográfica tem utilizado a oportunidade para faturar mais alguns milhões.

É bem verdade que a Bíblia também fala acerca do fim do mundo. Todavia, não o faz com base em especulações mas com base em evidências que podem ser observadas atualmente. Por exemplo, tratando-se do contexto profético, a Bíblia possui 985 passagens proféticas, dentre as quais mais de 500 já se cumpriram literalmente, ou seja, exatamente como estavam escritas, a exemplo das 30 profecias que se cumpriram dentro das seis horas nas quais Jesus Cristo esteve pendurado na cruz (exatamente como foram escritas). Ainda, nos apresenta sinais que podem ser observados claramente hoje, a exemplo da intensificação da violência, promiscuidade sexual e moral, terremotos, guerras, pestes etc. Dessa forma, se todas as profecias bíblicas têm se cumprido cabalmente, não existem razões para duvidar do cumprimento do restante que ainda falta. Também, a finalidade da profecia bíblica, além de alertar acerca dos acontecimentos futuros, é apresentar o caminho para se receber esperança e conforto.