quarta-feira, 2 de abril de 2014

CARACTERÍSTICAS DE UMA SEITA


Uma reflexão sobre características de seitas e de igrejas que parecem seitas

Pr. Robson T. Fernandes

Um dos questionamentos mais comuns que se faz é: Como identificar uma seita?

Esse questionamento é feito especialmente porque temos conhecido e reconhecido muitas igrejas evangélicas que têm características de seitas. Tal fenômeno não é novo. Na verdade, foi exatamente assim com a Igreja Local de Witness Lee, por exemplo.

A seita que hoje é conhecida como Igreja Local de Witness Lee, cuja editora Árvore da Vida tem colaborado para divulgar as suas heresias e cujo grupo Voz da Verdade tem se infiltrado no meio evangélico para disseminar a sua negação da trindade, é um exemplo que ilustra bem esse fenômeno. No início, com Watchman Nee, era considerada uma igreja evangélica, mas depois, com a introdução de doutrinas heterodoxas, deixou de ser considerada como igreja e passou a ser classificada como seita, e ainda hoje tem suas distorções e heresias disseminadas, especialmente pela nova onda do momento, o BooKafé, que é uma cafeteria que oferece a leitura e a compra de livros, especialmente de Dong Yu Lan, que é o líder desta seita e que afirmou ter recebido a visão de montar tal “empresa” para disseminar esse tipo de literatura, com as distorções da Igreja Local.

Parece que o mesmo caminho tem sido trilhado por muitos grupos que ainda hoje têm sido considerados como igreja.

Na verdade, o que caracteriza de fato um grupo como igreja ou como seita é o seu conjunto de doutrinas primárias. A doutrina é o coração de um grupo. Por essa razão, Atos dos Apóstolos, em primeiro lugar, antes de qualquer outra coisa, nos diz que a igreja primitiva perseverava unânime “na doutrina dos apóstolos” e depois completa que também perseveravam “na comunhão, no partir do pão e nas orações”.
E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. (At 2:42)
Esse tem sido um dos problemas na atualidade, porque muitas pessoas na igreja não sabem o que é doutrina, fazendo de usos e costumes um cavalo de batalha, e misturam doutrinas primárias com doutrinas secundárias.

Os usos e costumes são procedimentos, maneiras de agir, que surgem gradualmente, sem que nenhuma autoridade constituída os imponha. Porém, muitos irmãos e até denominações inteiras valorizam tanto a questão dos usos e costumes que chegam a excluir da membresia algumas pessoas que não se encaixam nos moldes utilizados por aquele grupo.

As doutrinas secundárias são aquelas que não afetam a essência do cristianismo em suas doutrinas primárias. Com isso, as doutrinas primárias são aquelas que dizem respeito a Bíblia, a Deus, ao pecado, a salvação e ao homem. Por exemplo:

BÍBLIA: A Bíblia é divinamente inspirada, inerrante, infalível e suficiente.

DEUS: A trindade é explicada como um só Deus que subsiste na forma de três pessoas distintas, sendo elas: o Pai, o Filho e o Espírito. O Filho é Deus em essência e natureza. O Espírito, também, é Deus em essência e natureza.

SALVAÇÃO: É ato da Graça (favor imerecido) de Deus, obtido por meio da fé exclusivamente em Cristo.

PECADO: O ser humano é um pecador por natureza e essência e não por escolha, e por isso, separado e inimigo de Deus.

Essas doutrinas básicas são o meio de se identificar um cristão genuíno e uma igreja genuína. A negação dessas doutrinas são caracterizadas como heresias, heterodoxia. Por isso que os antigos elaboraram o Credo apostólico, para explicar de forma resumida a sua fé e para caracterizar uma igreja genuína.

Creio em Deus Pai Todo-Poderoso,
Criador dos céus e da terra;
E em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor;
O qual foi concebido por obra do Espírito Santo;
Nasceu da virgem, Maria;
Padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos;
Foi crucificado, morto e sepultado;
E ao terceiro dia, ressurgiu dos mortos;
Subiu ao céu e está assentado à destra de Deus Pai, Todo-Poderoso,
de onde há de vir para julgar os vivos e os mortos;
Creio no Espírito Santo,
Na Santa Igreja de Cristo,
Na comunhão dos santos,
Na remissão dos pecados,
Na ressurreição do corpo
E na vida eterna. Amém

As doutrinas secundárias são aquelas que estão à margem dessas doutrinas básicas e que não influenciam essas verdades essenciais da fé cristã. Por exemplo: forma de governo da Igreja (episcopal, congregacional ou presbiteriana), forma de batismo (imersão, aspersão, ablução), forma da salvação (calvinismo e arminianismo) etc. As doutrinas secundárias não afetam as doutrinas básicas, mas são o reflexo do entendimento que se tem delas.

Por outro lado, as seitas possuem, ainda, outras características que não são doutrinárias, mas comuns. Essas CARACTERÍSTICAS COMUNS das seitas estão presentes em algumas igrejas e fazem com que estas sejam em muitos aspectos parecidas com as seitas. Por exemplo:

ISOLACIONISMO. Busca se isolar os membros de pessoas que pertencem a outras comunidades, para facilitar o controle e a influência que se exerce sobre estes.

APOCALIPCISMO. Busca enfatizar o futuro de forma exagerada, isolando-o da realidade presente e do mundo em que vivemos.

NOVA FILOSOFIA. Apresentam um conjunto de ensinos novos, que não eram conhecidos no passado e, com isso, afirma ter recebido uma nova luz, uma nova revelação, a palavra revelada desconhecida dos antepassados e dos demais grupos.

PRIVAÇÃO. Impõem que seus membros realizem “sacrifícios” de abstinência de sono (orações noturnas prolongadas por exemplo), abstinência de alimentos e outras técnicas e meios de se privar os membros da capacidade de raciocínio e orientação.

FÉ CEGA. Apresentam um conjunto de crenças que não podem ser verificadas, mas que devem ser aceitas simplesmente por este seria o certo a se fazer e crer.

LÍDER SUPERESPIRITUAL. O líder do grupo é visto como alguém diferente dos demais, por ter atingido um estado ou status mais elevado e, por isso, termina por ser visto como um grande pai, o sábio etc.

ÊNFASE EXAGERADA EM BOAS OBRAS. Ensinam que pela natureza humana ser boa e merecedora de bons favores, atos de bondade são estimulados ao ponto de serem usados como meio de justificação própria e meio de se alcançar favores.

LOVE BOMBING (BOMBARDEIO DE AMOR). Constante e frequente demonstração de amor, afetividade e carinho, por palavras, contato físico etc. para atrair, comover e manter presas as pessoas que estão com necessidades emocionais.

JESUS E A BÍBLIA. Jesus e a Sagrada Escritura normalmente são citados e utilizados como exemplos nesses grupos, mas tais usos e citações são feitas fora do contexto real. Na verdade, tais grupos são experts em utilizar versículos bíblicos isolados de seus contextos e quando são comparados com o contexto real em que são citados podem ser facilmente verificados com distorções da verdade.

Diante de todas essas características comuns, podemos perceber rapidamente que as pessoas que têm contatos com esses grupos são envolvidas gradualmente, passo a passo, e são presas exatamente por suas necessidades emocionais ou intelectuais. Então, seus membros são, em primeiro lugar, isolados, depois são reconstruídos cognitivamente através de lavagens cerebrais. Se tornam dependentes desses grupos através de prisões emocionais, sentindo-se endividados com tais grupos e líderes e são submetidos a um sentimento de culpa que faz com que se sintam traidores por terem “rejeitado” o seu líder e a sua família (grupo) exatamente porque nesse ambiente as figuras do pai, da mãe e do irmão (família) são substituídas por essa nova família, aprisionando a pessoa e tornando-a escrava de uma suposta obrigação com esse grupo.

Diante de tudo isso, percebemos que muito embora algumas igrejas não sejam seita – ainda – elas possuem essas características comuns das seitas, quando aprisionam seus membros dessa forma.

Então, em primeiro lugar devemos observar as doutrinas básicas de um grupo e depois observar as suas características comuns, para que aquele grupo que hoje é visto como igreja permaneça assim e não recaia no mesmo erro de outros grupos do passado que vieram a se transformar em seita.

4 comentários:

  1. cara li o seu material, mas o escritor é muito partidário. ele fala de uma coisa completamente distorcida. se arrependa.

    o amor vence tudo!!!

    aí da quele por onde vem a contenda !!

    ResponderExcluir
  2. em tudo e todo lugar existem doidos e esse aqui é um..

    ResponderExcluir

Você é livre para expressar a sua opinião, mas ela só será publicada se for expressa com respeito e educação.