sexta-feira, 9 de abril de 2010

A REVELAÇÃO GERAL E ESPECÍFICA

A Revelação Geral é o meio pelo qual Deus revela a si mesmo para todas as pessoas, de forma comum, isto, geral. Daí a expressão Revelação Geral. Esse tipo de revelação é expressa em Romanos capítulo 1, quando o texto nos fala que “os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas”.
A Revelação Geral tem por finalidade apontar para a existência de Deus e de Suas características.
O Salmo 19:1-4 nos diz: “Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia as obras das suas mãos. Um dia discursa a outro dia, e uma noite revela conhecimento a outra noite. Não há linguagem, nem há palavras, e deles não se ouve nenhum som; no entanto, por toda a terra se faz ouvir a sua voz, e as suas palavras até aos confins do mundo”.
O texto é claro ao afirmar que a maior pregação de todos os tempos é a obra criada por Deus, pois ela está pregando ininterruptamente, dia após dia, noite após noite, e de uma maneira tão poderosa que é realizada sem o uso de palavras. Aqui, Davi está meditando na glória de Deus que é mostrada através da Revelação Natural, ou Geral.
Essa Revelação aponta para o fato de que o ser humano precisa voltar ao seu Criador, e saber que assim como Ele sustém pela Palavra de seu poder todas as coisas, poderá também suprir todas as carências espirituais e físicas humanas.
Diferentemente de outros ramos científicos, já que a Teologia também é classificada como uma ciência, e a mais antiga de todas, o “objeto” de estudo, no nosso caso, não pode ser considerado como inferior, mas superior.
O conhecimento da Revelação Geral só vai até onde Deus deseja permitir, já que foi o mesmo quem proporcionou o acesso a tal informação.
O conhecimento de Deus pode ser enumerado na seguinte ordem:
- Fonte: O próprio Deus; - Conteúdo: factual e pessoal (fatos a respeito, pessoalmente); - Progressão: revelação progressiva histórica; - Propósito: intenção de Deus.
A Revelação Geral (Natural) por si só não pode salvar alguém, mas aponta para a direção onde o Salvador está.
É importante entender que o único meio para a salvação é Jesus Cristo (At 4:12; Rm 10:9-10; Ef 2:8-9), e assim sendo, a Revelação Geral não pode salvar alguém, mas irá preparar alguém para receber a salvação através da fé pessoal e individual na pessoa do Senhor Jesus Cristo.
Diferentemente da Revelação Geral, a Revelação Especial não é comunicada a todas as pessoas. Como o próprio nome a define, ela é especial. É especial porque acontece de uma forma especial, e é especial porque é dada especialmente a algumas pessoas.
A Bíblia nos revela os meios como a Revelação Especial era e é fornecida, e são: As Sortes, Urim e Tumim, Sonhos, Visões, Teofanias, Anjos, Profetas, Eventos, Jesus Cristo e a Bíblia.
Dessa forma entendemos que a Revelação Geral serve para mostrar ao homem que Deus existe, e a Revelação Especial serve para mostrar ao homem que só esse Deus salva. Assim sendo, com base nos versículos citados, podemos afirmar que ninguém - NINGUÉM - poderá ser salvo sem Jesus Cristo.
Por isso afirmamos que qualquer pessoa em qualquer período de tempo não herdará a salvação se não crer em Jesus. Então, alguém poderia perguntar: E aqueles que viveram antes de Jesus se fazer carne, eles foram condenados? Eu afirmo que não, pois Hebreus 11 nos diz que foram justificados pela fé. Ou seja, eles estavam crendo que o salvador viria. Isto é, estavam crendo para frente. Já nós, cremos que o salvador já veio. Isto é, estamos crendo para traz. Dessa forma, o sangue de Cristo justificou os que creram antes, os que creram durante e os que creram depois.
Então nos resta aqueles povos que nunca tiveram o contato com o Evangelho. Qual o destino deles?
É preciso, antes de entendermos isso, entendermos o poder do Evangelho. Vejamos:
“Porque não me envergonho do evangelho, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego” (Rm 1:16)
O texto bíblico diz que o poder da salvação está no Evangelho. Ou seja, sem o Evangelho ninguém pode ser salvo.
Agora, a pergunta é: qualquer ser humano que possua plenas condições mentais e não possui o Evangelho, ou não crer no Evangelho, pode ser salvo? A resposta bíblica é: Não!
Então, por exemplo, os índios no meio da floresta amazônica que nunca tiveram contato com o Evangelho e nunca creram serão condenados? A resposta é: Infelizmente sim!
Nós sentimos prazer ou alegria nisso? A resposta é: Absolutamente não!
Então, Deus é cruel ou perverso em não dar a oportunidade de índios, ou qualquer outro povo na mesma situação, receberem a salvação? Deus os desfavoreceu propositalmente? A resposta é: Absolutamente não!
Vejamos:
Deus deu tanto a índios quanto aos povos das cidades a Revelação Geral, isto é, a capacidade de entender que Ele existe. Então, qualquer pessoa que chegue a essa conclusão, seja índio ou não, está pronto para receber a Revelação Especial, ou seja, a revelação de que só Ele salva. Agora, a pergunta é: Os índios, ou outros povos na mesma situação, chegaram a essa conclusão?
A resposta é: Se eles chegaram a essa conclusão então Deus lhes enviará, com certeza, a possibilidade de receberem a Revelação Especial, a salvação. Portanto, se não receberam a Revelação Especial é porque também não reconheceram a Revelação Geral.
Ora, entendemos que o apóstolo Pedro nos disse o seguinte:
“O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; porém é longânimo para convosco, não querendo que ninguém se perca, senão que todos venham a arrepender-se” (2 Pe 3:9)
Então, o desejo de Deus é que “todos venham a arrepender-se”, ou seja, que “nenhum pereça”.
Creio que quando pessoas começam a despertar interesse por esse assunto e a manifestar compaixão por esses povos é porque, provavelmente, Deus está colocando esse amor em seus corações, e possivelmente está preparando tais pessoas para levar o Evangelho até esses povos. Por quê? Porque provavelmente alguém no meio desses povos está reconhecendo a Revelação Geral e está sendo preparado pelo Espírito Santo para receber a Revelação Especial, que os missionários estão levando.
1
1
1111111111

4 comentários:

  1. Maravilhosa explicação. Parabéns. Você me ajudou a compreender muitas coisas.

    ResponderExcluir
  2. Estudo muito gratificante. Na questão dos povos que nunca tiveram contato com o evangelho - caso dos índios - peço que leia o livro: Fator Melquisedeque. Ele relata como povos eram alcançados por Deus, sem ao menos terem tido contato com as escrituras. PAZ!

    ResponderExcluir

Você é livre para expressar a sua opinião, mas ela só será publicada se for expressa com respeito e educação.