terça-feira, 11 de maio de 2010

DR. MARCOS EBERLIN - CIENTISTA E CRIACIONISTA

Autor: Robson T. Fernandes
Muitos debates e discussões acirradas giram em torno do tema Criacionismo e Evolucionismo, em que a maioria dos defensores do evolucionismo, para não dizer todos, lutam para classificar o criacionismo como religião, alegando que as afirmações criacionistas não possuem fundamentação científica. Ainda, esses mesmos desprendem uma cruzada na tentativa de abafar a Teoria do Design Inteligente (TDI).
Pois bem, recentemente o Prof. Marcos Eberlin publicou seu livro Fomos Planejados, em cujo índice encontramos a seguinte descrição:


CAPÍTULO 1
Visão Geral
• 1.1: Bem-vindos!
• 1.2: Considerações Gerais sobre a Obra
• 1.3: A Ciência e a questão Maior: A origem do Universo e da Vida.
• 1.4: Revisores e Créditos
CAPÍTULO 2

Teoria do Design Inteligente: Mitos & Fatos
• 2.1: Definição da TDI
• 2.2: A TDI e a Ciência
• 2.3: A TDI e a Academia
• 2.4: Mito 1. A TDI não é ciência, é religião.
• 2.5: Mito 2. TDI Preguiça Intelectual
• 2.6: Mito 3. TDI é Ignorância
• 2.7: Mito 4. Discuta TDI nas igrejas, não nas Universidades!
• 2.8: Mito 5. A TDI é intelectualmente danosa
• 2.9: Mito 6: A opção pela TDI decorre de nossa Subjetividade!
• 2.10: Mito 7: A TDI é uma Teoria Chata!
• 2.11: Fato 1: Os 3 Pilares da TDI
• 2.12: Fato 2. As Fontes do Temor de Cientistas pela TDI
• 2.13: Fato 3: O Conceito do Tudo ou Nada e 7 Requisitos para a Vida
• 2.14: Fato 4: A TDI e a Parábola da Matemática Darwiniana
• 2.15: Fato 5: A TDI será aceita, quem viver, verá!
• 2.16: Fato 6: "Às Favas com os Escrúpulos"
• 2.17: Conclusão

CAPÍTULO 3
Evidencias de Design na Vida
• 3.1: Água: O Espetacular Líquido da Vida!
• 3.2: Aquaporinas
• 3.3: A Célula: O Complexo Industrial da Mais Alta Tecnologia.
• 3.4: Kinesinas


Em um trecho de uma entrevista do Prof. Marcos Eberlin concedida à Michelson Borges encontramos declarações valiosas, como:
“Como químico, percebo a assinatura do Criador em tudo, nos átomos e nas moléculas, na periodicidade dos elementos, na singularidade da água e do carbono, nos aminoácidos, proteínas e enzimas, nas máquinas moleculares e na obra-prima maior, a molécula de DNA.”
http://cienciadacriacao.blogspot.com/2010/02/entrevista-com-dr-marcos-eberlin-sobre.html
Ainda, passo a transcrever parte dessa entrevista. Vejamos:
Por que o senhor vê, especialmente nas moléculas quirais, as digitais do Criador?
Em todas as moléculas vemos “a mão e a mente” de nosso Criador. Mas as moléculas quirais são especiais, pois o acaso, o tempo, o caos, os “deuses naturalistas” nenhuma possibilidade teriam de criar seres 100% puros, homoquirais, especificamente seres exclusivamente LD. Os seres criados pelos “deuses naturalistas” seriam, no máximo, racêmicos (misturas 1:1 de L e D), ou talvez um pouquinho mais pra L ou mais pra D, ou misturas de LD e LL. Mas 100% LD, para todos os aminoácidos e açúcares? Por isso, sabemos que não há no Céu e não há na Terra Deus como o Senhor!
http://cienciadacriacao.blogspot.com/2010/02/entrevista-com-dr-marcos-eberlin-sobre.html
O senhor declarou a um jornal que sua grande motivação para fazer ciência é entender como Deus cria as coisas, usando as próprias leis da química e da física. Esse tipo de postura não lhe causa problemas no meio acadêmico? Como seus colegas cientistas encaram sua postura religiosa?
Até hoje não tem causado, não. Deus tem me livrado pela Sua misericórdia e poder. Ao contrário, tenho tido o privilégio único de fazer amigos que, apesar de se declararem ateus ou descrentes, têm com sinceridade encontrado em mim uma voz com um discurso diferente, um discurso de esperança, um discurso de alegria, de reconciliação, que fala do amor sublime do Criador Supremo pelos Seus filhos, que mostra nossa importância como seres criados à semelhança de Deus, para Seu louvor e glória; seres com propósito, com destino, um destino de glória e honra, ao lado dEle.
http://cienciadacriacao.blogspot.com/2010/02/entrevista-com-dr-marcos-eberlin-sobre.html
É possível harmonizar ciência e religião? Como cada uma delas pode contribuir na busca da verdade?
Sem dúvida. A ciência é uma dádiva de Deus. Ela existe para minimizar os males causados pela queda do homem, e que se agravam a cada dia. A ciência pura e verdadeira deve ser exercida para o bem do homem e a preservação da obra de nosso Criador. Deve ser usada também para que o homem, imagem e semelhança de Deus, tenha a oportunidade de criar, de influenciar, de mudar um pouco o curso deste mundo. A ciência mostra que Deus existe, mas as religiões nos apresentam formas de nos relacionarmos com deuses ou com o Deus verdadeiro. Cabe a nós, cientistas, remover da ciência a religião naturalista que dela se apoderou e exercer uma ciência desvinculada de amarras religiosas de qualquer tipo. E cabe aos religiosos a busca pelo Deus verdadeiro e a observância de Seus mandamentos.
http://cienciadacriacao.blogspot.com/2010/02/entrevista-com-dr-marcos-eberlin-sobre.html
Por que o naturalismo filosófico tem tanta força no meio científico hoje, quando sabemos que os fundadores do método científico tiveram boa convivência com a fé?
Em determinado momento do desenvolvimento da ciência, baseado em informações imprecisas e incompletas, percebeu-se que a ciência poderia ser o berço do nascimento de uma religião conhecida hoje como naturalismo. Essa “religião” prega que a vida é obra de um “deus trino” (o acaso, o tempo e as mutações) e teve sua gênese em uma explosão cósmica, o Big Bang. Infelizmente, isso ocorreu de uma forma intensa, e muitos têm se convertido a essa crença. Mas Deus, que até hoje “deu corda”, que com ela confundiu os sábios deste mundo, Se cansou dessa situação e está revertendo tudo e restabelecendo a verdade, livrando a ciência - que tanto bem tem trazido a todos nós – desse empecilho que prejudica um avanço científico ainda maior.
http://cienciadacriacao.blogspot.com/2010/02/entrevista-com-dr-marcos-eberlin-sobre.html
A controvérsia entre criacionismo e evolucionismo está crescendo e ganhando cada vez mais espaço na mídia. A que o senhor atribui essa tendência e onde isso vai parar?
Deus, que por 150 anos “deu corda”, resolveu dar um basta! O vento está soprando, e o castelo de areia naturalista vai cair.
http://cienciadacriacao.blogspot.com/2010/02/entrevista-com-dr-marcos-eberlin-sobre.html
a
Bem, como podemos ver é cada vez maior o número de cientistas que têm defendido, em bases científicas, o criacionismo e a TDI.
No site do próprio Professor (www.fomosplanejados.com.br) encontramos parte das informações referentes a sua formação acadêmica. Por exemplo:
a
Graduação (1982) Mestrado (1984) Doutorado (1988) em Química pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP PhD no Laboratório Aston de Espectrometria de Massas da Universidade Americana de Purdue, USA (1989-1991). Atualmente é professor titular MS-6 da Universidade Estadual de Campinas, na qual coordena o Laboratório ThoMSon de Espectrometria de Massas. É membro da Acadêmia Brasileira de Ciências (2002) e comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico (2005). É presidente (2009) da Sociedade Internacional de Espectrometria de Massas (IMSF) e vice-presidente da Sociedade Brasileira (BrMASS). É membro do corpo editorial de vários jornais científicos internacionais, e ganhador do Prêmio Scopus-CAPES 2008. Orientou vários mestres, doutores e pós-doutores e seu grupo de pesquisa conta hoje com cerca de 35 pesquisadores. Já publicou cerca de 365 artigos científicos (2009) com mais de 4100 citações em áreas diversas da Química e Bioquímica, e Ciências dos Alimentos, Farmacêutica e dos Materiais.
a
Ao que podemos ver, sem nenhuma sombra de dúvida, Marcos Eberlin é uma razão de dignidade para o corpo de acadêmicos e cientistas brasileiros, e mais um motivo para se afirmar que o criacionismo é científico e pode ser estudado e ensinado como tal.
Por último, no site do Laboratório de Espectometria de Massa Tohmson, da UNICAMP (thomson.iqm.unicamp.br/HS_Marcos/index.htm), pode-se encontrar a biografia do Prof. Marcos Eberlin, bem como o seu Curriculum Vitae Lattes (buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4787916J9#Orientacoes).
a
a
BIOGRAFIA
Marcos N. Eberlin nasceu em 1959, é técnico químico pelo Colégio Técnico Estadual Conselheiro Antonio Prado (COTICAP), e bacharel e doutor em química pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), onde trabalhou sob a supervisão da Dra. C. Kascheres. Realizou o pós-doutorado na Purdue University, USA sob a supervisão do Dr. R. Graham Cooks, um "ícone" da espectrometria de massas da atualidade. Tendo sua formação básica em química orgânica, ele tem usado a espectrometria de massas (MS) na solução de problemas de diversas áreas científicas, incluindo as ciências dos materiais, ciências biológicas, ambientais, de alimentos e farmacêuticas, além da química orgânica, inorgânica, analítica e físico-química. É autor de mais de 150 artigos publicados em periódicos de grande prestígio internacional, com mais de 1.400 citações (ISI 2003), tendo orientado diversos mestres, doutores e pós-doutores. Sob sua orientação, uma geração de espectrometristas de massas brasileiros está sendo formada. É membro fundador e participa do comitê executivo da Sociedade Internacional de Espectrometria de Massas (IMSS), tendo proferido diversas palestras em congressos nacionais e internacionais. Dentre as pesquisas realizadas pelo seu grupo destacam-se os estudos de reatividade de íons na fase gasosa, que levaram à descoberta de vários novos íons e novas reações com diferentes aplicações analíticas e sintéticas. Destaca-se a reação que hoje leva seu nome: a reação de Eberlin (The Eberlin Reaction: Ionic transacetalization in the gas phase in Chem. Rev., no prelo, e Named reactions in the gas phase in J. Mass Spectrom., no prelo). Seu laboratório goza do reconhecimento internacional pelo desenvolvimento da técnica de MS pentaquadrupolar (Triple-stage pentaquadrupole mass spectrometry and ion/molecule reactions in Mass. Spectrom. Rev., 1997) e pela sua contribuição à química ambiental, mais especificamente na análise de contaminantes orgânicos voláteis (VOCs) em água, solo e ar e de constituintes de fluidos biológicos. Em seu laboratório, foram desenvolvidas as novas técnicas denominadas CT-MIMS, HR-MIMS, Dimp-T&R-MIMS, e a mais recente: FIMS (Fiber introduction mass spectrometry: The fully direct coupling of solid phase micro extraction with mass spectrometry in Anal. Chem., 2002). Também tem-se destacado pela aplicação das técnicas recentes de electrospray ionization (ESI) e matrix-assisted laser desorption ionization (MALDI), que revolucionaram a espectrometria de massas, tornando-a uma ferramenta multidisciplinar e essencial em várias áreas. Seu laboratório atua hoje em estudos de proteômica, seqüenciamento de peptídeos, caracterização de complexos inorgânicos e estruturas supramoleculares, análise estrutural de polímeros orgânicos e inorgânicos, interceptação de intermediários chaves de reações orgânicas e catalíticas, envolvendo complexos metálicos, novas metodologias para caracterização estrutural e atribuição absoluta por MS de estereoisomeria e isomeria posicional. Nessa área, destaca-se a contribuição recente na proposta de um mecanismo químico inédito de separação de aminoácidos quirais, e sua implicação no mecanismo mais geral de homoquiralidade dos seres vivos (Chiroselective self-directed octamerization of serine: Implications for homochirogenesis in Analytical chemistry, 73, 3646, 2001. Chiral transmission between amino acids: Chirally-controlled amino acid substitution in the serine as a possible step in homochirogenesis in Angew. Chem. Int. Ed., 41: 1721, 2002). Criatividade e entusiasmo pela ciência tem sido as características marcantes deste jovem cientista, e com elas ele tem gerado numerosas ferramentas experimentais que estão sendo muito utilizadas por numerosos pesquisadores de várias áreas na solução de problemas até aqui de difícil tratamento. Importante reconhecimento pelo seu trabalho nesta área aconteceu recentemente através do primeiro lugar no Concurso Nacional do Invento Brasileiro - Prêmio Governador do Estado de São Paulo - edição 1998, com o invento CT-MIMS e pela outorga do Prêmio Zeferino Vaz de Reconhecimento Acadêmico - 2000 em Química pela UNICAMP e da medalha comemorativa dos 40 anos de pós-graduação do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
NASCIMENTO
Data: 04/03/1959 Cidade: Campinas Estado/Província: São Paulo , SP País: Brasil Nacionalidade: Brasileiro
ENDEREÇO
Universidade Estadual de Campinas Instituto de Quimica Laboratório Thomson de Espectrometria de Massas Cidade Universitária Zeferino Vaz Campinas - SP - Brasil - 13083-970
SUB-ÁREA
Espectrometria de Massas
PESQUISAS
Técnicas modernas de espectrometria de massas, com ênfase em química, bioquímica, ciências médicas, farmacêuticas, de alimento, em novos materiais e proteoma.
TÍTULOS
Curso técnico em química - Colégio Técnico Industrial Conselheiro Antonio Prado (COTICAP), Campinas, SP - 1974-1977. Bacharelado em Química - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, SP - 1979-1982. Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, SP - 1983-1984. Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, SP - 1985-1988. Pós-doutorado - Laboratório Aston de Espectrometria de Massas da Universidade de Purdue, West Lafayette, IN, Estado Unidos - julho de 1989 a julho de 1991.
a
a
1111111111

2 comentários:

  1. fico muito feliz em saber que cientistas estão encontrando a salvação no Senhor Jesus, a ciência e a fé pode andar lado a lado, vc é prova disso.
    um ateu me postou um vídeo e não pude refutar pois no vídeo se usava muito linguagem complexas que somente químicos conhecem:
    http://www.youtube.com/watch?v=MVD5iCphfFs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá |§@@©,
      Obrigado por sua pergunta.

      É isso mesmo o que ocorre, os ateus utilizam uma linguagem dúbia e falaciosa para tentar embaralhar o ouvinte e fazer com que este pense que é um intelectual, mas nada mais errado que isso, pois o ateísmo é simplesmente a manifestação prática da incapacidade humana do reconhecimento de Deus.

      Sobre a questão envolvendo a Biogênese e Abiogênese recomendo o artigo que escrevi sobre o assunto:

      http://caleberobson.blogspot.com.br/2014/05/a-sopa-primordial-o-caso-de-oparin-e.html

      Ainda, recomendo os seguintes endereços:

      http://www.origemedestino.org.br/blog/johannesjanzen/?post=40

      http://pos-darwinista.blogspot.com.br/2006/03/origem-da-vida-o-ensino-objetivo-dos.html

      Espero ter lhe ajudado.
      Deus lhe abençoe.

      Excluir

Você é livre para expressar a sua opinião, mas ela só será publicada se for expressa com respeito e educação.