O Monogenismo é a teoria que defende que a humanidade constitui uma única espécie, descendente de um ancestral comum.“O problema das espécies e suas implicações na controversa origem do homem cresceu em importância na América antes da guerra que se deu em grande parte à questão da escravidão. Implícito no problema estava a posição das denominadas raças inferiores na sociedade. Os monogenistas, apesar de sua ênfase no ambientalismo, não eram mais favoráveis ao Negro, exceto em sua remota posição teórica. A guerra civil - não Darwin - trouxe um fiam a controvérsia na América, mas ela continuou se enfurecendo na Europa. A síntese aparente das escolas durante os anos de 1870 não perturbou as idéias estereotípicas de inferioridade racial. As "raças inferiores" permaneceram sendo a base da discussão evolutiva, enquanto as deixava perdidas na luta evolutiva.”
“Os monogenistas, divididos até mesmo entre eles, não representaram uma única teoria. Um grupo, o Adamitas, segurados estritamente à epopéia Bíblica da criação. Eles aceitaram a história de Adão e Eva literalmente e explicaram as raças do mundo como tendo descendido das oito pessoas que sobreviveram ao Dilúvio e repousaram no Monte Ararat. A ciência não entrou de nenhuma maneira na origem do homem com os partidários Adamitas. Isto não foi realmente uma teoria mas um artigo de fé.Uma segunda facção entre o monogenistas tentou se acomodar ao Adamitas Bíblicos e os desenvolvimentos de ciência. Eles produziram uma interpretação híbrida, uma combinação de Cristianismo liberal e a Alta Crítica da ciência. Às vezes chamados de "monogenistas racionais", eles incluíram no seu seio homens como Carl von Linnaeus, Georges Buffon, Georges Cuvier, Johannes Blumenbach, James Cowles Prichard, e Armand de Quatrefages.”
“Outra escola de monogenistas, os transformistas, era a escola normal francesa, e derivou a substância de suas idéias da teoria de Jean Lamarck. Para os transformistas, espécies, “consideradas como cumprimentos de tempo”, não existam. O desenvolvimento de “um pequeno número de germes primordiais ou monads, a descendência da geração espontânea,” espécies atravessaram transformações sucessivas ou divergências. Homens, a descendência de uma transformação lenta de símios, eram “extremidades isoladas das filiais e ramos” do reino orgânico” (Topinard 1878:519-520)
“um biólogo (Crookshank, por certo darwinista) sugeriu que os negros (não os nossos, mas os de África) descendiam do gorila porque se sentam no solo da mesma maneira que o faz esse antropóide.”
“Assim, o biólogo Klaatch dizia que os negros descendiam do gorila, os mongóis do orangotango (coincidindo nisto com Crookshank) e os caucasianos do chimpanzé; como o leitor vê, nada de "antecessor comum”.
“Mais ainda, ó formosas épocas em que se exibia – segundo a ordem evolutiva – o crânio dum gorila, logo o do Homem de Neanderthal (que por essa época era considerado pouco mais que um macaco erguido), logo o dum negro, logo o dum irlandês (!) e logo, há que dizer-se ... o dum inglês. A evolução chegava, assim, à perfeição...”
“Parece que todos os seres dos povos submetidos ao domínio colonial britânico eram sub-homens, comentava com a sua habitual ironia o já desaparecido antropólogo americano Loren Eiseley.”
Monogenismo: Crença, hipótese ou teoria segundo a qual a humanidade constitui uma única espécie, descendente de um ancestral comum. [Como hipótese ou teoria científica, o monogenismo tornou-se largamente aceito a partir de meados do século XIX, em decorrência da aceitação da teoria darwiniana da evolução, sendo tb. um princípio hoje praticamente inquestionado da antropologia social e cultural.]
“É bem sabido que quase todos os pesquisadores das nossas origens adotam posturas decididamente neodarwinistas, isto é, poligenistas. Segundo a hipótese poligenista, a humanidade atual seria descendente de uma população mais ou menos numerosa de indivíduos, e não de um casal inicial, como afirmam os defensores do monogenismo. Francisco Ayala, pesquisador da Universidade da Califórnia em Irvine, diz que “as mulheres das quais supostamente descendemos eram em número não inferior a mil e nem superior a cinco mil” (AYALA, F., “Polimorfismos genéticos y evolución de los seres humanos modernos”, Jornadas sobre “Evolución molecular humana”, Museo de la Ciencia de la Fundación “La Caixa” (Barcelona, 24-25 de abril, 2001)). De qualquer forma, esses tipos de estimativas nada mais são do que suposições baseadas em cálculos estatísticos e em simulações em computadores, que talvez nada tenham a ver com o que realmente aconteceu. Tanto é assim, que muitos renomados poligenistas, entre os quais o próprio Ayala, admitem a possibilidade de um cenário diferente: “Teoricamente é possível que uma espécie descenda de uma só fêmea gestante” (La Vanguardia, 7-V-2001). O fato é que a Biologia atual considera possível a história de Adão e Eva (“o mito”, como se costuma dizer nos círculos poligenistas), isto é, a do casal que funda uma espécie. Isso na verdade já foi demonstrado em outras espécies. É o caso, por exemplo, das 600 variedades genéticas de moscas drosófilas atualmente existentes no Havaí, todas elas descendentes de uma única fêmea fecundada.”
“E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou” Gênesis 1:27
“Homem e mulher os criou; e os abençoou e chamou o seu nome Adão, no dia em que foram criados” Gênesis 5:2
muy bien gracias por que sali bien en una tarea
ResponderExcluirExcelente matéria ! Muito esclarecedor.
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