segunda-feira, 18 de novembro de 2013

POR QUE SER TÃO DURO?

HANK HANEGRAAFF, NO LIVRO CRISTIANISMO EM CRISE, EXPLICA O MOTIVO PELO QUAL SOMOS DUROS COM AQUELES QUE DISTORCEM A FÉ BÍBLICA:


Por que Ser tão Duro?

A esta altura você pode estar pensando: Bem, talvez Hagin, Hinn, Hickey, Hayes e outros mestres da Fé estejam totalmente equivocados. Mas é preciso julgar tão duramente as palavras deles? "Sim!" Quando o âmago da fé cristã está em perigo, medidas radicais tornam-se necessárias.



O apóstolo Paulo não mediu palavras ao chamar Elimas, o mágico, de "filho do diabo... inimigo de toda a justiça" (At 13.10). E não parou aí; continuou a descrevê-lo como "cheio de todo o engano e de toda a malícia" e que não cessava de "perturbar os retos caminhos do Senhor".

Jesus Cristo atacou os falsos mestres com a denúncia de arrepiar os cabelos: "Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito; e, depois de o terdes feito, o fazeis filho do inferno duas vezes mais do que vós... Serpentes, raça de víboras! Como escapareis da condenação do inferno?" (Mt 23.15,33).

É chegado o tempo de darmos ouvidos às palavras poderosas do próprio Senhor, conforme o tem registrado o profeta Jeremias:

Assim diz o Senhor dos Exércitos: Não deis ouvidos às palavras dos profetas que entre vós profetizam, ensinando-vos vaidades e falam da visão do seu coração, não da boca do Senhor (Jr 23.16).

Pouca dúvida pode haver de que as visões de Hagin, Hinn, Hayes e outros mestres da Fé não passam de ilusão, sendo criadas por suas próprias mentes, nunca procedendo da boca do Senhor.

Tenho ouvido o que dizem aqueles profetas, profetizando mentiras em meu nome, dizendo: Sonhei! Sonhei! Até quando sucederá isso no coração dos profetas que profetizam mentiras e que são só profetas do engano do seu coração? Portanto, eis que eu sou contra os profetas, diz o Senhor, que furtam as minhas palavras, cada um ao seu companheiro (Jr 23.25,26,30).

Um dos aspectos mais assustadores na minha pesquisa sobre a teologia da Fé é que, vezes sem conta, tenho descoberto que os mestres da Fé, enquanto reivindicam estar recebendo revelações da parte de Deus, na realidade estão simplesmente repetindo histórias que ouviram uns dos outros.

Eis que eu sou contra os profetas, diz o Senhor, que usam de sua língua e dizem: Ele disse. Eis que eu sou contra os que profetizam sonhos mentirosos, diz o Senhor, e os contam, e fazem errar o meu povo com as suas mentiras e as suas leviandades; pois eu não os enviei, nem lhes dei ordem e não trouxeram proveito nenhum a este povo, diz o Senhor (Jr 23.31,32).

Tragicamente, isso é precisamente o que fazem as fórmulas do Movimento da Fé. Elas levam a "errar o meu povo", e também "proveito nenhum trouxeram a este povo".



HANEGRAAFF, Hank. Cristianismo em Crise. Rio de Janeiro: CPAD, 1996. p.85-87.