segunda-feira, 18 de novembro de 2013

UMA NOVA REFORMA HOJE?


Nos séculos XV, XVI e XVII, quando os reformadores começaram a botar a boca no trombone eles não queriam sair do catolicismo, queriam retirar os erros dessa religião (reformá-la). Não queriam sair do catolicismo, mas foram expulsos dele. Foram rejeitados, odiados, perseguidos, caluniados, torturados e assassinados.


Nós conhecemos essa história e até a mantemos viva em nossos púlpitos.

Hoje tem um monte de gente clamando por uma Nova Reforma, simplesmente porque está na moda e o brasileiro não resite à uma novidade. Mas, quando colocamos a boca no trombone o que era novidade, teologia de papel, demonstração de intelectualidade e discurso bonitinho vai por água a baixo. Logo logo os teólogos teóricos que só ficam no papel se escondem em suas cavernas, os adoradores do Deus Altíssimo se ocultam para não "queimar seus filmes", os pregadores que buscam seu lugar à sombra logo se esvaem como água, aqueles que adoram discursar em público se omitem, os falsos intelectuais tramam os seus botes às ocultas e maquinam seus planos pelas costas e os neo-inquisidores do Movimento da Fé se revelam aos poucos.

Ah. É delicioso ver quem é quem, especialmente quando as fogueiras ainda nem foram acesas. rsrs
Se agora que temos liberdade de expressão e ação temos visto tanta covardia e omissão disfarçada de inteligência e estratégia, o que dirá no futuro quando houver perseguição de verdade?

Se Judas foi capaz de vender Jesus, devemos esperar que muita gente venda até o que não tem, só para manter a sua vidinha.

Eu creio em milagres e acredito que o Deus Soberano da Bíblia pode mudar corações, mas parece que está difícil de acontecer uma Nova Reforma no Brasil.

Além do mais, na época de Lutero ele escreveu 95 teses e o povo leu todas elas. Mas, como é que vai ocorrer uma Nova Reforma na Igreja Brasileira se o povo não lê nem placa de trânsito? Que dirá a Bíblia?

Hoje, quem se arriscar a escrever as nossas "Teses da Nova Reforma" deverá escrever de forma resumida, abreviada, curta, breve, sintetiza e compilada com no máximo "uma tese". Se assim for, que seja essa: 1) Volte à Bíblia; Estude a Bíblia; Leia a Bíblia; Memorize a Bíblia; Pratique a Bíblia; Obedeça a Bíblia.

Tá difícil. Mas eu ainda creio em milagres.

Será que foi por isso que Paulo falou que os últimos tempos seriam difíceis?
Bem, no nosso caso, a dificuldade não está nem no começo. Não temos nem ideia da perseguição que nos espera.

Calar? Não!
Se entregar? Jamais!
Se amedrontar! Nunca!
Se acovardar? Sob nenhuma hipótese!

Não negociamos com terroristas.

Seremos queimados também? Pois bem, que sejamos.
Mas, que sejamos conhecidos como o povo do Livro, que vivamos como foras-da-lei de Deus (Tyndale), que sejamos para os outros como estrelas da alva (John Wycliffe), que tenhamos firmes resoluções (Jonathan Edwards), que sejamos o "caso acusativo" (Calvino) e que morramos cantando à Deus (John Huss)!

E que em tudo seja Deus glorificado pela presença de Jesus Cristo em nossas vidas mostrando isso ao mundo pela ação do Espírito mediante a nossa fidelidade à Escritura Sagrada.

Pr. Robson T. Fernandes.