terça-feira, 8 de março de 2016

A SINGULARIDADE DO AMOR ETERNO DE DEUS


"... eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor" (Romanos 8:38,39)

Um conceito muito popular, mas também bastante errado, é que o Deus do Antigo Testamento é diferente do Deus do Novo Testamento e que, se o do Antigo é um Juiz duro e inflexível, o do Novo é amoroso, bondoso, generoso e gracioso. Não existe algo mais errado do que isso, pois não existe distinção entre Deus no AT e Deus no NT. Em Deus existe o perfeito equilíbrio entre amor e justiça. Por isso, o apóstolo Paulo, em Romanos 8, nos apresenta uma das declarações mais claras da verdade do amor de Deus.

O amor de Cristo é revelado por meio do amor de Deus e esse amor é singular e eterno. Esse amor, sem limites e sem fronteiras, nos elege em Cristo, nos justifica diante do Trono da Graça, nos faz viver e nos dá a certeza da ressurreição em glória incorruptível e eterna. Esse amor nos regenera para uma nova vida, nos edifica com uma nova mente, nos apresenta um novo estilo de vida e transforma todas as nossas convicções. Esse amor não pode ser diminuído, separado ou distorcido. Nada nessa vida, ou fora dela, pode fazer com que Deus nos ame mais ou menos. Nada poderá nos separar desse amor e nada poderá nos distanciar Dele. Nem nós mesmos, mesmo que quiséssemos, não poderíamos fazê-lo, especialmente porque esse amor Divino, derramado em nossos corações, não está condicionado a nós, mas ao próprio Deus. Toda a questão se resume na verdade de que Deus nos ama por quem Ele é e não por quem nós somos. Deus nos ama porque Ele, em Sua soberania, decidiu nos amar porque esse amor é superabundante Nele. Ele nos ama simplesmente porque Ele é amor e não porque fizemos algo para merecê-lo. Na verdade, não há nada que possamos fazer para que Ele nos ame mais ou menos. Não existem dificuldades, tribulações, angústias, perseguições, limitações físicas, emocionais ou espirituais que sejam fortes o suficiente para nos afastar desse amor Divino. Não é possível que Deus mude com relação a este amor.

Apesar de sermos quem somos Deus nos ama. Exatamente por causa de Deus ser quem Ele é, e por causa de Cristo, podemos dizer que somos muito mais que vencedores por meio desse amor. Então, porque esse amor é insondável, incalculável e imensurável não existe nada mais forte do que isso. Por isso que o homem sem Deus vive sem esperança e sem o verdadeiro contentamento pela vida, pois busca preenchimento em qualquer outra coisa, e qualquer outra coisa não é forte o suficiente para preencher o ser humano.

Busque a Deus, desfrute do amor do Senhor e seja transformado pelo amor do Pai Celestial. Ore pedindo que Deus lhe aceite e que derrame em seu coração esse amor.