quinta-feira, 10 de março de 2016

O SENTIDO DO NATAL, O SIGNIFICADO DE NOSSAS VIDAS


"Havia em Jerusalém um homem chamado Simeão; homem este justo e piedoso que esperava a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele. Revelara-lhe o Espírito Santo que não passaria pela morte antes de ver o Cristo do Senhor.
Movido pelo Espírito, foi ao templo; e, quando os pais trouxeram o menino Jesus para fazerem com ele o que a Lei ordenava, Simeão o tomou nos braços e louvou a Deus, dizendo:
Agora, Senhor, podes despedir em paz o teu servo, segundo a tua palavra; porque os meus olhos já viram a tua salvação, a qual preparaste diante de todos os povos: luz para revelação aos gentios, e para glória do teu povo de Israel"
(Lc 2:25-32)

Simeão era um homem “justo e piedoso”. Este homem orava e clamava pela consolação de seu povo. Ele entendia que a verdadeira consolação não era oferecida por meio de recursos deste mundo, e sim pela presença de Cristo. De forma semelhante, nós devemos, precisamos, entender que o verdadeiro consolo para nossas almas está na presença de Jesus Cristo em nossas vidas. A nossa esperança, alegria, contentamento e sentido de vida não estão nas coisas que este mundo transitório nos oferece, e sim no Senhor do universo que se fez carne e habitou entre nós, cheio de Graça e de Verdade.

O Espírito Santo estava sobre Simeão. De forma semelhante, o Espírito Santo está sobre a Igreja do Senhor Jesus. Este Espírito nos consola, conforta, ensina todas as coisas, nos faz lembrar daquilo que precisamos, intercede por nós com gemidos inexprimíveis, nos guia, nos orienta, derrama sobre nós dons espirituais, nos une, nos edifica, nos guia a todas as coisas que glorificam a Cristo. Neste Natal, o Senhor Jesus continua sendo glorificado por meio do Espírito Santo e deve continuar sendo adorado e exaltado pela Sua Igreja. Não existe razão da Igreja existir se não for para a glória de Cristo, pois Ele recebeu o nome que está acima de todo nome. Diante Dele todo joelho se dobrará e toda língua confessará que somente Ele é o Senhor.

O Espírito Santo moveu Simeão até o templo, depois o capacitou a adorar a Jesus Cristo de forma maravilhosa. De forma semelhante, nós devemos ser conduzidos pelo Espírito Santo, pois somente Ele pode nos tornar aptos a oferecer uma verdadeira adoração. Esta adoração deve ser direcionada ao Senhor Jesus. Isto só pode ser feito se o Senhor Deus nos ajudar nessa tarefa. Precisamos orar pedindo que o Senhor nos ajude a adorá-Lo como Ele merece. O sentido da vida de Simeão era Jesus Cristo. Após ver o Salvador, mesmo que sendo um bebê na ocasião, ainda assim, Simeão declara maravilhosamente: “Agora, Senhor, podes despedir em paz o teu servo”. Que convicção! De forma semelhante, precisamos pedir que o Senhor gere em nosso coração, nesse Natal, quando relembramos do nascimento do Salvador, a mesma certeza. O sentido da nossa vida não está em simplesmente viver. Diferente disso, o sentido de nossa vida está em estarmos diante de Cristo. Que a luz brilhe em nossos olhos, que o Senhor resplandeça nesse Natal e em nossas vidas, que Jesus nasça no coração daqueles que não o conhecem ainda e que revigore aqueles que já são Seu povo.

Brilha em nós Senhor, não apenas neste Natal, mas em toda a nossa vida, que seja aqui, quer seja no lar celestial.

Feliz Natal!