sexta-feira, 11 de março de 2016

QUANDO O MACHADO FLUTUA: Crendo no milagre de Deus diante da impossibilidade


"Perguntou o homem de Deus: Onde caiu? Mostrou-lhe ele o lugar. Então, Eliseu cortou um pau, e lançou-o ali, e fez flutuar o ferro, e disse: Levanta-o. Estendeu ele a mão e o tomou"
(2 Reis 6:6,7)

O número de discípulos dos profetas havia aumentado consideravelmente na época do profeta Eliseu, tornando as dependências da Escola de Profetas pequena demais. Então, estes discípulos entenderam que precisavam de um espaço maior. Por isso disseram: “construamos um lugar em que habitemos” (2Rs 6:2). Então, o profeta Eliseu disse que poderiam fazer isso. Com isso, um dos servos pediu que Eliseu os acompanhasse, e Eliseu foi.

Os servos foram até as margens do rio Jordão e começaram a cortar a madeira necessária para a reforma. Nesse meio tempo, enquanto cortavam a madeira, o machado que estava com um dos servos soltou do cabo e caiu dentro do rio. Este servo havia tomado este machado emprestado, e por isso ficou muito preocupado. Ele clamou ao profeta Eliseu, que cortou um pedaço de madeira e o lançou no rio. Nesse momento o ferro do machado flutuou e o servo tomou o machado de volta em suas mãos.

Essa é uma linda história que nos mostra preciosas lições, especialmente porque este machado pode simbolizar os meios que necessitamos para servir a Deus.

Em primeiro lugar, vemos a percepção e disposição dos discípulos em servir voluntariamente na reforma da Casa de Profetas. Em segundo lugar, percebemos que os discípulos compreendiam a importância da presença do profeta entre eles, pois valorizavam não apenas o trabalho, mas a presença da revelação de Deus. Em terceiro lugar, entendemos que estes discípulos eram pobres, pois não tinham condições sequer de comprar um machado. Em quarto lugar, eles não se deixaram vencer por suas limitações financeiras. Em quinto lugar, ao cair o machado na água o discípulo buscou ajuda e orientação com quem podia lhe orientar segundo a Palavra de Deus. Em sexto lugar, o homem de Deus, o profeta Eliseu, crendo em Deus fez aquilo que o Senhor o chamou a fazer.

Quantas vezes em nossas vidas não passamos por situações semelhantes?

Não podemos nos deixar vencer por nossas limitações. Observe que aqueles discípulos eram servos e estavam dispostos a fazer o que era necessário e certo. Fizeram o que estava ao seu alcance. Mas, ao se deparar com uma situação impossível clamaram por um milagre e este milagre aconteceu. O milagre não aconteceu para honrar o profeta e nem para satisfazer o servo, mas porque Deus já sabia que todos estavam ali para glorificar Seu Santo Nome e edificar o Seu povo. Dessa forma podemos crer que se dedicarmos a nossa vida para servir a Deus com todas as nossas forças e condições, independentemente de nossa pobreza, pelos menos duas coisas acontecerão: 1. Deus levantará pessoas que nos emprestarão o machado (meio) que precisamos; 2. Deus fará o machado flutuar na ocasião certa e no momento que verdadeiramente necessitarmos, porque Ele é bom e a Sua misericórdia dura para sempre.

Oremos a Deus para que Ele levante pessoas que tenham os machados (meios) que nós necessitamos e para que faça os nossos machados flutuarem no momento em que mais necessitarmos.