quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Série devocional “NÃO TEMAS” (Parte 13)

2222222222
Autor: Robson T. Fernandes
“Eis aqui o Senhor teu Deus tem posto esta terra diante de ti; sobe, toma posse dela, como te falou o Senhor Deus de teus pais; não temas, e não te assustes.” (Dt 1:21)
Durante os prolongados momentos de dificuldade parece que nos acostumamos a ver tudo dando errado e a conviver com nossos sonhos não se realizando. Perdemos a esperança e se torna comum convivermos com a frustração. Muitas vezes a depressão se aproxima, levando o ânimo embora e aquela disposição e força que antes eram tão intensas parece que começam a se dissipar.
Quando esse momento de dificuldade acaba e as coisas começam a ir bem, os sonhos começam a ressurgir e as coisas começam a dar certo parece que queremos não acreditar que aquilo é verdade e pensamos que isso é uma ilusão que logo passará. Estamos acostumados com surras, decepções, frustrações, desilusões, perca de sonhos e pessoas ao nosso redor que nos empurram o tempo todo para baixo.
O fato é que nenhuma dificuldade dura a vida inteira. Precisamos entender essa verdade. Todavia, é preciso entender também que não podemos saber quanto tempo nossa provação irá durar, enquanto ela não acabar. Essa é uma informação que não temos. Para algumas pessoas uma grande dificuldade pode durar seis meses, para outra pode durar dois anos e meio, para outra cinco anos etc.
Deus diz à Moisés, e este diz ao povo, para tomar posse da terra localizada na região montanhosa dos amorreus. E mais, o Senhor diz que “não temas, e não te assustes”.
O povo estava acostumado com a dificuldade do deserto e talvez pensasse que iria passar toda a sua existência ali, no meio do deserto. Talvez nós pensemos a mesma coisa em determinados momentos de nossas vidas, e quando o momento de nossas conquistas começa a chegar ficamos com medo de fracassarmos, de tudo começar a dar errado outra vez. Talvez o povo de Israel estivesse pensando assim. Todavia, o Senhor lhes diz: “não temas”.
Ainda, o povo conhecia o poder dos amorreus e sabia que não tinham condições humanas de vencê-los, porém é preciso entender que Deus não depende das condições humanas. Ele cria as condições favoráveis para executar os Seus propósitos. Por isso o Senhor diz: “não te assustes”.
Apesar de nossas fraquezas e dificuldades precisamos entender que o deserto não é destinado para nos acompanhar por toda a vida, e sim para nos moldar e ensinar coisas que de outra forma não aprenderíamos. O momento da conquista vai chegar e quando chegar “não temas, e não te assustes”, porque o Senhor cumpre o que promete, capacita o incapaz e realiza os sonhos para a glória Dele e através do poder Dele.
2222222222

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é livre para expressar a sua opinião, mas ela só será publicada se for expressa com respeito e educação.