quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Série devocional “NÃO TEMAS” (Parte 14)

2222222222
Autor: Robson T. Fernandes
“Então eu vos disse: Não vos espanteis, nem os temais.” (Dt 1:29)
Muitas vezes nos deixamos influenciar pelas más notícias que pessoas próximas a nós nos trazem. Muitas vezes nos deixamos abater pelo desânimo e falta de fé dos outros, principalmente daqueles que estão próximos a nós.
Foi exatamente assim com o povo de Israel em diversas ocasiões, inclusive aqui quando disseram que “nossos irmãos fizeram com que se derretesse o nosso coração” (Dt 1:28). Derreter de que forma? Derreter de medo, pois as pessoas que observaram a terra que o Senhor lhes prometeu não estavam olhando para a promessas, mas para as dificuldades humanas que poder ser facilmente vencidas pelo Senhor.
Naquela ocasião a maioria dos israelitas passaram a olhar para a força do inimigo, pois disseram que “maior e mais alto do que nós é este povo” (Dt 1:28), passaram a olhar para a estrutura do inimigo, pois disseram que “as cidades são grandes e fortificadas até aos céus” (Dt 1:28), passaram a olhar para o tamanho do inimigo, pois disseram que viram “ali os filhos dos anaquins” (Dt 1:28). Enfim, olharam unicamente para o inimigo. Isto é, perderam o foco, e quando se perde o foco começa-se a olhar para o lugar errado, da forma errada e com intenção errada.
Não importa se o inimigo tem cidades fortificadas cujas muralhas chegam até o céu, se ele tem uma estrutura forte e nem se ele é um gigante aos nossos olhos. Quantas vezes deixamos de desfrutar do prazer de sentir a ação de Deus porque estamos olhando para os problemas?
Os israelitas sabiam que Deus havia feito uma promessa, mais ainda assim estavam com medo. Isso significa que não estavam crendo naquilo que Deus falou. Apesar de muitas vezes criticarmos a ação dos israelitas acusando-lhes de serem fracos na fé, muitas vezes adotamos o mesmo comportamento em nossas vidas.
Moisés lhes diz claramente: “Não vos espanteis, nem os temais”. Isso nos ensina que assim como Moisés nessa ocasião foi exemplo para o povo, nós devemos ser exemplos para o mundo. Exemplo de fé, confiança e fidelidade.
Moisés disse isso porque ele tinha ouvido do Senhor exatamente isso. Portanto, se você ouviu Deus lhe falar “não temas”, não precisa fazer outra coisa a não ser não temer. Não importam as circunstâncias, mas somente a promessa de Deus.
Portanto, não temas!
2222222222

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é livre para expressar a sua opinião, mas ela só será publicada se for expressa com respeito e educação.