segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Série devocional “NÃO TEMAS” (Parte 36)

2222222222
Autor: Robson T. Fernandes
“E Absalão deu ordem aos seus servos, dizendo: Tomai sentido; quando o coração de Amnom estiver alegre do vinho, e eu vos disser: Feri a Amnom, então o matareis; não temais: porque porventura não sou eu quem vo-lo ordenei? Esforçai-vos, e sede valentes.” (II Sm 13:28)
Amnon era irmão de Absalão e havia se deitado com a própria irmã. Isso levantou a fúria de Absalão contra seu irmão, Amnon.
O fato é que Absalão usou de armadilha e desejo de vingança, que são sentimentos que contaminam o interior do homem se multiplicando cada vez mais. Podemos ver, na história de Absalão, que ele cada vez mais se deixou dominar pelos maus sentimentos, promovendo até mesmo um golpe de estado contra seu próprio pai, o rei Davi.
Entendemos com isso, que “um abismo chama outro abismo”, como disse o próprio Davi (Sl 42:7). Então, ao dar espaço para tal sentimento permite-se ser dominado por ele, e pior ainda, escravizado a fúria e quebra de hierarquia. Em primeiro lugar, a vingança pertence a Deus (). Em segundo lugar, o rei Davi, que era pai de Amnon, de Absalão e de Tamar tinha autoridade para tomar uma decisão sobre o caso. Dessa forma, entendemos que Absalão não só passou por cima da autoridade do rei, mas também da autoridade do próprio Deus. Ele agiu como rei e como Deus. Isso foi outro problema que foi somado à vingança e assassinato o próprio irmão, Amnon.
Então, quando se age dessa forma, movido por esses sentimentos, perde-se a noção da realidade física, submissão ao rei, e realidade espiritual, submissão a Deus. Perde-se a noção de todas as coisas, tornando-se cego, inconseqüente, imprudente e carnal. Quem age dessa forma torna-se semelhante a Absalão, e mais perde o temor. Note que Absalão disse a seus servos: “não temais”. E mais, disse: “porventura não sou eu quem vo-lo ordenei”. Ou seja, quando se diz isso, “sou eu quem está mandando”, é porque pensa de si mesmo além do que convém, coloca-se sobre si mesmo uma autoridade elevada. Isso revela orgulho no coração. A verdade é que Absalão não tinha essa autoridade que disse ter, mesmo sendo filho do rei.
Por isso, devemos vigiar nosso coração e nossos sentimentos, respeitando a hierarquia estabelecida por Deus, e o próprio Deus. Para a nossa natureza humana caída isso é tanto difícil de aceitar como de obedecer, mas é o que deve ser feito.
Portanto, não temas o inimigo, mas tema a Deus.
2222222222

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é livre para expressar a sua opinião, mas ela só será publicada se for expressa com respeito e educação.