quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Série devocional “NÃO TEMAS” (Parte 27)

2222222222
Autor: Robson T. Fernandes
“Saindo Jael ao encontro de Sísera, disse-lhe: Entra, senhor meu, entra na minha tenda, não temas. Retirou-se para a sua tenda e ela pôs sobre ele uma coberta.” (Jz 4:18)
Nenhum dos planos de Deus pode ser frustrado! Esse é um dos principais ensinos que podemos tirar dessa passagem bíblica, pois o Senhor Deus havia declarado guerra contra Sísera, que era o comandante do exército de Jabim, o rei de Canaã que já há vinte anos oprimia duramente o povo de Israel.
Sísera perdeu a guerra, pois o Senhor fortaleceu e capacitou a Baraque, comandante do exército de Israel. Ao ver seus homens sendo mortos, Sísera fugiu e se escondeu na tenda de Jael, mulher de Héber. Esta mulher, Jael, disse à Sísera: “Entra, senhor meu, entra na minha tenda, não temas”. Ora, podemos entender que quando se está fora da vontade de Deus, lutando contra Deus, o indivíduo se torna cego e insensível.
Sísera viu todos os seus homens sendo mortos e a batalha ser perdida diante de seus olhos. Como então não poderia temer? Aquela mulher disse à Sísera “não temas”, mas se ele tivesse o mínimo de discernimento espiritual deveria ter percebido que possuía todas as razões do mundo para temer, pois estava lutando contra o próprio Deus.
É exatamente assim que acontece muitas vezes. Aqueles que lutam contra o povo de Deus, estão lutando contra o próprio Deus, mas não conseguem enxergar isso. Estão sentindo o peso direto da mão de Deus e não percebem, e mais, sempre aparece alguém no meio do caminho para dizer “não temas”. Como não temer, se o próprio Deus está agindo?
O verdadeiro “não temas” só pode ser proferido com confiança e segurança quando é dito pelo próprio Deus!
Esta mulher, apesar de dizer “não temas” para Sísera foi a responsável por lhe tirar a vida. Isto é, responsável fisicamente falando, pois sabemos que isto ocorreu porque o próprio Deus já havia dito por intermédio de Débora o que faria (Jz 4:9).
Precisamos observar se estamos vivendo de acordo com a vontade de Deus, para só assim sabermos que não precisamos temer. Se estamos fora da vontade do Senhor, temos todas as razões para temer, mesmo que o mundo nos diga “não temas”. Observe que assim como aquela mulher aparentemente afastou Sísera da presença de Deus e do povo de Deus também foi a responsável por lhe tirar a vida, da mesma forma o mesmo mundo que nos leva para longe de Deus e nos diz “não temas” é o mesmo que nos mata.
Tudo isso ocorreu porque aquele homem foi contra o próprio Deus e pensou que podia fugir para longe do campo de batalha e se esconder dentro de uma tenda e embaixo de um cobertor. Saiba que ninguém consegue fugir e se esconder de Deus! Deus sabe como alcançar e como achar.
Portanto, se estás fazendo a vontade de Deus “não temas”, porém se não estás, se arrependa enquanto há tempo.
2222222222

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é livre para expressar a sua opinião, mas ela só será publicada se for expressa com respeito e educação.