quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Série devocional “NÃO TEMAS” (Parte 59)

2222222222
Autor: Robson T. Fernandes
“Mas agora, assim diz o Senhor que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu” (Is 43:1)
O Senhor Deus declara de forma bastante clara que Jacó foi criado e Israel foi formado por Ele.
O nome Jacó significa “suplantador”, porque este nasceu segurando o pé de seu irmão gêmeo, Esaú. Posteriormente ele trapaceia o irmão com a ajuda da própria mãe (Gn 27). Posteriormente, Deus muda seu nome de Jacó para Israel, e cumpre a promessa anteriormente feita à Abraão de que lhe faria uma grande nação, colocando o nome desta nação de Israel.
O fato de Jacó ser um “trapaceiro” não significa que o Senhor aprovava sua atitude. Ao contrário, Deus permitiu que Jacó sofresse por causa de sua falha. Na verdade, Jacó não ficou impune. Lembre-se que ele também foi trapaceado pelo próprio sogro (Gn 29:25), trabalhando sete anos de graça para o sogro. Depois, para casar com a mulher que amava teve que trabalhar mais sete. Foram 14 anos da própria vida por causa de uma trapaça.
Todavia, as promessas de Deus são sem arrependimento, e se Ele prometeu irá cumprir. Deus havia prometido antes que Jacó nascesse, que iria lhe abençoar e lhe fazer uma grande nação (Gn 25:23).
O próprio Deus muda o nome de Jacó para Israel e Ele mesmo abençoa esta nação formando-a assim como havia prometido. Este homem, Jacó, deixa ser conhecido como “suplantador” (Jacó), para ser conhecido como aquele “que reina com Deus”, Israel. Esta nação se chama aquela “que reina com Deus”.
Deus cumpriu a Sua promessa.
Portanto, se Deus pode transformar uma vida dessa forma, mudando seu caráter falho para um correto, uma atitude errada para uma certa e transformando o destino de uma home e de toda uma nação, com certeza pode fazer o mesmo conosco.
Lembre-se que Deus disse “não temas, porque te remi... tu és meu”! Ou seja, não temas porque Eu te perdoei, tu me pertence.
Por tudo isso, não temos razão para temer. Apenas para adorar a Deus!
2222222222

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é livre para expressar a sua opinião, mas ela só será publicada se for expressa com respeito e educação.